0800 643 1224 horário comercial 51 3661 1224 51 9970 28166 atendimento funerário 24h

MOMENTO SAÚDE- Prevenindo as doenças cardiovasculares


Apesar dos avanços que a medicina teve nos últimos anos,as doenças
cardiovasculares continuam sendo as principais causas de morte no nosso país e na maioria dos países do mundo.
Infartos do miocárdio,acidentes vasculares cerebrais,aneurismas de aorta e
vasculopatias periféricas estão entre as principais causas destes óbitos,e quando não levam a morte deixam seqüelas importantes com comprometimento da qualidade de vida.
Para diminuir estas catástrofes alem do tratamento adequado devemos investir mais em prevenção,e para isso o mais importante é reduzirmos e tratarmos os chamados fatores de risco cardiovasculares.São chamados fatores de risco as doenças e hábitos de vida que levam ao aumento de risco da pessoa desenvolver determinada doença ou evento.
Os principais fatores de risco conhecidos são:tabagismo,pressão alta(HAS),diabete mellitus,colesterol alto(dislipidemia),obesidade,sedentarismo e estresse.
Para controlarmos estes fatores de risco devemos adotar hábitos de vida mais saudáveis,alimentação pobre em gorduras e doces e ricas em vegetais e frutas,abandonar o vício do cigarro,praticarmos atividades físicas
regulares,diminuirmos o sal dos alimentos e termos atividades de lazer.Se mesmo com estes cuidados desenvolvermos alguma doença como a hipertensão ou a diabete estas devem ser tratadas de maneira adequada por um médico e controladas com seriedade.
O aumento do peso médio da população Brasileira registrado nas ultimas décadas é um
sinal de alerta de que alguma medida deva ser tomada por todos,profisionais da saúde e principalmente pelos gestores públicos,com medidas de incentivo as pessoas
praticarem esportes e adotarem hábitos mais saudáveis.Sabemos que o aumento do peso esta relacionado diretamente com o aumento da incidência de hipertensão,diabetes e dislipidemia. Atividades físicas moderadas como caminhar durante 30 minutos 5 vezes por semana já são suficiente para termos um grande benefício sobre a saúde cardiovascular.Uma maneira simples de avaliar seu peso ideal é pelo cálculo do IMC(índice de massa corporal)que é calculado dividindo-se o peso em kilogramas pela altura elevada ao quadrado em metros.Outro índice importante é o valor da circunferência abdominal medido na altura do umbigo (sendo normal para os homens até 102cm e 88cm para as mulheres),pois sabe-se que a gordura localizada em maior quantidade no abdome é mais prejudicial. Hipertensão arterial tem como causa fatores genéticos e ambientais. Se tivermos uma alimentação adequada com pouca quantidade de sal,controlarmos o peso,praticarmos exercícios físicos, com certeza a incidência reduzirá bastante.E nos casos onde mesmo assim não houver controle dos níveis tensionais um tratamento bem orientado evitará suas complicações,entre elas o tão temível derrame cerebral que quando não leva a morte deixa grandes seqüelas.Como a hipertensão é uma doença silenciosa devemos rotineiramente medirmos nossa pressão arterial e valores maiores ou iguais a 140/90MMHG devem ser condiderados alterados e procurarmos atendimento médico.
Sobre o colesterol é a mesma situação,depende de fatores hereditários e alimentares,gorduras de origem animal ,as chamadas gorduras saturadas e as gorduras “trans”devem ser evitadas.Quando mesmo com alimentação adequado os níveis de colesterol estiverem elevados,que são como regra geral,níveis de colesterol total maior que 200mg/dl e de LDLmaior que 130mg/dl tratados com medicação.
O tabagismo é uma das principais causas de infarto do miocárdio,isso sem falarmos nos riscos das doenças neoplásicas.Sabemos que o abandono não é uma tarefa fácil,porém devemos sempre tentarmos pois estaremos reduzindo em muito o risco de desenvolvermos várias doenças.O tratamento do tabagismo deve ser multiprofissional,com o apoio médico,psicológico e familiar e muitas vezez com medicações para obtermos êxito.
Como vimos a prevenção ainda é a maneira mais eficaz e barata de evitarmos que as doenças cardiovasculares continuem aumentando e levando a tanto sofrimento da nossa população.

Velton Luis Saul
Cardiologista- Clinica Morita

|ver todos|